19.5.07

Poema triste

Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Escrever, por exemplo:
"A noite está fria, e tiritam, azuis, os astros distantes"
O vento da noite gira pelo céu e canta
Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Eu a amei e por vezes ela também me amou
Em noites como esta a tive em meus braços
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito
Ela me amou, e por vezes eu também a amei
Como não ter amado os seus olhos infinitos?
Posso escrever os versos mais tristes esta noite
Pensar que não a tenho. Sentir que já a perdi
Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela
E o verso cai na alma como o orvalho no trigo
Que importa se não pode o meu amor guardá-la?

A noite está estrelada e ela não está comigo
Isso é tudo. A distância alguém canta. Distante
A minha alma não se contenta por perdê-la
Para tê-la mais perto o meu olhar a procura
O meu coração a procura, ela não está comigo
A mesma noite faz brancas as mesmas árvores
Já não somos os mesmos, que antes havíamos sido
Já não a amo, é verdade, mas tanto que a amei
Minha voz buscava no vento tocar-lhe o ouvido
De outro. Será de outro.
Como antes de meus beijos
Sua voz, seu corpo claro. Os seus olhos infinitos
Já não a amo, é verdade, mas talvez a ame ainda
É tão curto o amor, tão longo o esquecimento
Porque em noites como esta a tive em meus braços
A minha alma não se contenta por perdê-la
Mesmo que esta seja a última dor que me causa
E estes versos os últimos que lhe escrevo.

[Poema Triste, Pablo Neruda]

Nenhum comentário: